Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

A Cruz ou a Estrela de Davi?

Radicalizar parece próprio do ser humano. É o que vemos hoje em relação a judeus, judaísmo e moderno Estado de Israel. Sempre os extremos ditando posicionamentos.

Um segmento, sobretudo de evangélicos históricos, a sustentar que Israel, como povo,  perdeu definitivamente a sua condição especial, visto que Deus estabeleceu, em Cristo, uma nova ordem gentílica, digamos, de salvação. Moisés e a lei, nesta linha de raciocínio, já não mais fazem sentido na construção de nossa história espiritual.

Claro! Se percorrermos avenida de mão única, vamos selecionar textos bíblicos que irão nos passar a impressão de que Israel, na condição de povo, não mais faz parte do propósito divino. Já cumpriu o seu papel e...acabou.

Não me parece bem assim. As profecias, e sobretudo Paulo em Romanos, deixam claro que Israel, em termos de remanescente, ainda(e como!), faz parte do propósito de Deus.

No outro extremo, vamos nos deparar com um pré-milenismo exacerbado, que glorifica o atual estado judeu e, ostensivamente, simpatiza com a postura intransigente e intolerante dos governantes de Israel.. Vê neles uma espécie de irmãos de fé e de ideais messiânicos. Entende que a Eretz Israel precisa ser realizada a qualquer custo e preço. Os palestinos que se danem!

Está havendo, a meu ver, uma radicalização à direita. Qualquer pessoa, minimamente sensata, verá, nas correntes judaicas ortodoxas da atualidade, o mesmo legalismo, a mesma intolerância, dos fariseus da época de Cristo e de Paulo.

Acho esquisito esse retorno eufórico e acrítico de parcela ponderável da igreja  a símbolos e práticas judaicas ou judaizantes. Querem até mesmo me convencer de que a guarda do sábado judaico, por parte da igreja, se constitua em sinal de retorno da mesma às suas origens. Pelo menos foi o que ouvi de um pastor.

Sinceramente, tenho minhas dúvidas. E que dúvidas! Estivesse o apóstolo Paulo ente nós hoje e voltaria a lamentar: “Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado”?(Gl.3.1)

A Estrela de David, posto que bonita e significativa para nós, em nossa herança espiritual comum com os descendentes de Abraão, jamais poderá ofuscar a rudeza mas grandiosidade da cruz vazia. Latina, é verdade, mas nela o Cordeiro se deixou imolar a favor de sua amada igreja. É o que penso e creio.

Dnl

Nenhum comentário:

Postar um comentário