Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estudando a Bíblia para conhecer a Palavra

Com o título acima, quero compartilhar com vocês estudos bíblicos que poderão ser usados em classes, encontros nos lares, grupos de comunhão, etc.

Devo dizer que tudo ou quase tudo que sei de Bíblia hoje, adulto e já no crepúsculo da vida, aprendi ainda criança ou na adolescência. Porque naquela época estudar e aprender a Bíblia era de suma importância. E isso foi e continua sendo decisivo em minha vida. No dia em que os rios transbordaram e os ventos sopraram fortes, a casa balançou, fazendo voar telhas e cacos de vidros,  mas se manteve firme e de pé. Depenada e, ainda assim, altaneira e bonita. O segredo? Estava alicerçada na Palavra!

Hoje, exceções à parte, a exposição  bíblica  já não mais ocupa lugar de relevância nos púlpitos de nossas igrejas. O discurso temático, recheado de ênfases emocionais e frases de efeito,  se sobrepõe à diligente exposição  textual.

No aconchego familiar, já não se decoram versículos bíblicos, porque, também, não mais há espaço para a prática do culto doméstico. A televisão e o azáfama da vida moderna não permitem. No máximo aprende-se versículos isolados, geralmente usados como mantra para sancionar desejos pessoais, de sucesso e de prosperidade. 

Tenho, trabalhando comigo, um jovem, pedreiro meia-colher, em pequenos serviços e reparos aqui na minha casa. Gente boa demais! Ouve, no seu radinho tabajara, músicas evangélicas o dia todo e dá notícias de cantores e  shows-gospels que acontecem nas redondezas. Nada sabe, no entanto, de Bíblia. Nada. Nadinha! E nada sabendo de Bíblia também nada sabe de conversão, de novo nascimento, de justificação, de redenção, de vida na fé e por aí vai.

É meu propósito desenvolver estudos a partir das cartas de Paulo, começando por Gálatas. Conhecer um pouco da vida do grande apóstolo é pré-requisito para que melhor se entenda o conteúdo de sua mensagem. Então, começarei fazendo um resumo de sua vida e ministério.

Quero você comigo nesta caminhada bereiana. Reúna sua família ou o seu grupo de comunhão para, juntos, estudarmos a Bíblia e conhecer a Palavra

Amanhã, começaremos. Vamos?

Abração,

Dnl

Nenhum comentário:

Postar um comentário