Avaliando e reavaliando
Nossa, pai, seu blog está bombando! Quantas réplicas, tréplicas etc. Queria ter um blog assim! Lamentável, entretanto, que ele tenha se tornado alvo de mensagens vazias e desprovidas de conteúdo. No seu lugar, usaria a tecla "del" sem piedade. Se não edifica, então joga fora! Conversei há pouco com Geu e ele pensa a mesma coisa: pra que perder tempo com aquilo que não produz vida? Lixo é lixo, fede e deve ser descartado, pois mau cheiro é coisa de gambá. Nosso tempo aqui na Terra é curto e precioso demais para embates infrutíferos que servem unicamente aos propósitos da alma humana e nenhum bem fazem ao espírito. E outra coisa, postagem anônima não é coisa de quem anda na Luz, é?
A palavra de Deus diz em Filipenses 4, versículo 8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Eis aqui um bom filtro. Sugiro que tudo o que não passar pelo crivo desta Palavra seja removido do blog.
A propósito das agressões à sua pessoa, aqueles que te conhecem de verdade sabem que elas sequer arranham o patrimônio que Deus lhe concedeu ao longo destes quase 70 anos. E não se trata de tesouros adquiridos neste mundo, os quais, pra ser honesto, nós filhos nos saimos bem melhor que você. Falo de vidas, as centenas, milhares de pessoas que Deus abençoou por seu intermédio. "Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas" (Romanos 10:15).
Caminho para os 50 anos, pai. É... o tempo passa! Mas você pensa que me esqueci daquela Kombi velha galopando pelas estradas empoeiradas do sertão mineiro para levar o Evangelho a rincões quase inacessíveis? Certa ocasião, na escuridão da noite, você vomitando as tripas no meio do mato, e eu ali uma criancinha sem poder fazer nada exceto olhar para o alto e contemplar o lindo céu estrelado daquela região. Acompanhando você e mãe em suas andanças pelo Evanvelho, fiz dos bancos de igreja a minha cama, moramos em lugares insólitos, alguns sem eletricidade, água encanada, telefone nem sonhar. Meus Deus, como somos abençoados por todas aquelas provações que passamos! Pai, não se envaideça, mas é difícil um lugar neste país onde não encontro um admirador seu, alguém que tenha uma boa lembrança de você.
O tempo passou, nós filhos crescemos e contruímos uma carreira profissional. Quem diria que o geuzinho, vulgo lagartixa branca, se tornaria um meritíssimo? Pois é, mas quer saber a verdade? Se existisse inveja santa, eu te invejaria porque a sua carreira foi construir vidas, tesouros onde traça, nem ferrugem consomem.
Quanto a Nova Canaã, sem comentários! Ali passei quase toda a minha adolescência e juventude. Ali me batizei, namorei (mais do que devia, admito), e me casei. Cresci no aprendizado da Palavra e formei amizades no grupo de adolescentes liderado pela sra. Marli da Silva Leite Fonseca, mulher de incontáveis virtudes, além de ser a minha mãe, é claro. E as férias na companhia dos meus amigos "baianos" e outras boas companhias de praia? Não há como esquecer tudo isto. Dos pastores, guardo carinho pelo pr. Francisco Carlos, o qual tive a oportunidade de buscar em BH na primeira vez que ele pisou em Nova Canaã, ainda seminarista. Dias depois, entramos no carro eu, você e o Ronald (trompetista da Lagoinha) e fizemos uma viagem maluca do tipo "bate-volta" até a cidade de Petrópolis para o culto de consagração do Chico. Ele era jovem e cheio de sonhos. Eu gostava de ouvir a sua empolgação com palavras do tipo "Daniel, quando eu casar vai ser assim... meu filho será assim e assado". Hoje tudo isto é história. Reginaldo chegou depois e também se integrou às nossas vidas, construindo parte da história de Nova Canaã, e compartilhando do mesmo amor que os demais pastores. Com o Gilson meu contato foi menor, pois já havia partido de Betim quando ele se tornou pastor, mas sei o quanto ele também contribuiu para aquela obra. Falar de Nova Canaã é escrever um romance, como você mesmo costuma dizer, e milhares de páginas não seriam suficientes para descrever tantas alegrias e tristezas ali vividas. Como dar crédito agora para o que algumas pessoas andam dizendo sobre sua relação com Nova Canaã se elas nada disso vivenciaram? Melhor deixar prá lá!
Pois é, pai, o tempo passou e o mundo girou. Muitas mudanças ocorreram e nem tudo saiu como gostaríamos. Prova de que não somos senhores de nosso destino. O fim de seu casamento, por exemplo, certamente não foi um fato palatável! Mas quem são estas pessoas para futricar e condená-lo? Duvido que teriam feito melhor em seu lugar. Pr. Reginaldo também andou pisando na bola, mas e daí? Isto é passado. De onde estas pessoas tiraram que vocês pastores têm super poderes espirituais e estão imunes aos problemas comuns a todos os mortais? O rei Davi fez muito pior, adultério, mentira, assassinato, e, ainda, assim, morreu como o "homem segundo o coração de Deus". Injusto? Reclamem com Deus! Graça não se explica, se recebe com gratidão! Li também alguns posts venenosos sobre o pr. Rezende, outro que marcou a minha adolescência pela intrepidez da pregação e amor à Obra. Alguma coisa deu errado em sua vida pessoal? Isto não é da conta de ninguém. É problema dele com a família e Deus. À Eclesia cabe somente amá-los e apoiá-los na dificuldade ao invés de torcer pela derrocada.
Me dirijo agora aos irmãos de Nova Canaã que lêem este blog:
Irmãos, se a igreja não vai bem não é porque há mais pecado hoje do que ontem. Que bobagem! Sempre houve pecado, alguns "cabeludos". É de nossa natureza! Onde está escrito para nos fatigarmos na luta contra o pecado? Lugar nenhum. Isto é desprezar o sacrifício de Cristo na cruz. Nossa imcumbência é uma só: fixar os olhos em Cristo e deixar o resto com Ele. E tem mais, prevendo que daríamos uma pisada no tomate aqui, ali, acolá, João escreveu: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1). Caramba! Que mania de querer ficar sofrendo e pagando promessa para tirar de Cristo o que Ele fez por nós com tão grande dor! Santidade é isto irmãos, olhar fixo no Mestre. E não desvia o olhar dEle porque certamente você afundará como Pedro tentando caminhar sobre as águas por si só.
A doença que acomete a igreja de hoje, então, não é pecado, mas a falta de paixão e romance com Cristo. Bem aventurados são aqueles que vivenciaram Nova Canaã nos anos 70, 80 e 90, e experimentaram a loucura do evangelho que contagiava aquela mocidade. Galera que rompia as barreiras do templo, e anunciava ao ar livre as boas novas de salvação na Praça Tiradentes e em tantos outros lugares.
Ao se esforçarem para "salvar" Nova Canaã, como li em alguns posts, tenham clareza antes do que exatamente vocês pretendem salvar e investir energia. É preciso não misturar a Nova Canaã corpo de Cristo com a Nova Canaã instituição. A primeira é digna de nossas orações para que Deus derrame restauração e avivamento. A segunda, pra ser honesto, talvez já esteja mesmo na hora de ser enterrada.
Para entender melhor a diferença entre igreja instituição e igreja corpo de Cristo, recomendo a sequência de videos abaixo do pastor batista Ed René Kivitz. Dez minutos apenas cada um.
Pai, um forte abraço a você e Mardeline do filhinho quase cinquentenário que muito lhes ama.
Suzana, maninha! Vi também uns posts virulentos contra você e André. Quer saber de uma coisa? Venham curtir uns dias de praia aqui em Vila Velha que vocês ficarão bem. E não esqueçam de trazer aquelas três crianças lindas que, somadas às minhas, certamente, abalarão a Praia da Costa.
Bjs,
Daniel Jr.
Dani,
ResponderExcluirsuas palavras realmente são dignas de despertar em nós reflexão e emoção. Também a certeza de podermos ouvir com tranquilidade quem sabe do que está falando, dados o amor e a reverência da sua postura e a consciência do que Cristo fez por nós está consumado! Forte abraço e também na Kelly e nos meninos (adoráveis!)
Dani, darei sim um beijo por você na Kelly e meninos, pois estou com muita saudade deles, que se encontram em Piracicaba há mais de uma semana. E lembre-se que você é pessoa sempre bem vinda nas terras capixabas. Bjs.
ExcluirDaniel, bom dia!
ResponderExcluirHoje para minha surpresa li todas as postagens do texto avaliando e reavaliando e, realmente tem muita babozeira misturado com muita mágoa, creio ainda que muitos feridos nesta história, não conseguiram pedir nem liberar perdão!! Tem que haver um concerto desses fatos!
Agora venho aqui apenas relatar minha insatisfação sobre a saída de pastor Gilson da igreja. Foi absolutamente chocante o que fizeram com este pastor, simplismente colocá-lo contra a parede, obrigando a sair sem a mínima defesa!!
Isso não é coisa de cristão!! Concordo com pastor Daniel, temos que orar para não acabar com a paixão e o amor de cristo dentro dessa igreja. Foram anos construidos de dedicação, liberdade de expressão, para se ver depois tudo sendo desfeito por uns poucos que se acham no direito de mandar e desmandar numa igreja!!
A onde vamos parar, a que ponto chegamos??!!
Obrigado .
Irmão (ou será irmã?),
ExcluirA saída do pastor Gilson não foi o primeiro episódio a gerar dor e mágoas em Nova Canaã, nem provavelmente será o último, sabe por que? Por que a Igreja é constituída de gente, e gente é assim mesmo. Nos cultos, nas escolas dominicais, nos grupos familiares, sobram discursos bonitos, humildade e espiritualidade, mas à primeira pisada de calo, a irmandade deixa a alma adâmica aflorar como se nunca tivesse ouvido falar de Cristo. Nestas horas, sofremos de amnésia de conveniência, esquecemos a retórica e partimos pra pancadaria.
Claro que não podemos generalizar, pois cada irmão está em um diferente estágio de caminhada cristã e maturidade espiritual. Lembra-se dos rompantes do apóstolo Pedro ao achar que podia desembainhar a espada e defender Cristo à base da facada? Jesus o repreendeu por isto, e certamente, ao final de sua vida, Pedro certamente devia ter pouco ou nada daquele temperamento mal convertido.
Sei que o pastor Gilson deve ter sofrido muito com tudo isto, mas por outro lado precisamos aceitar a soberania de Deus em nossas vidas. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, inclusive as injustiças e infortúnios que passamos ao longo desta jornada.
Se você não se importar, gostaria de lhe pedir que o próximo post seu fosse assinado, pois é desconfortável se comunicar com alguém anônimo.
Abs,
Daniel
OLHA DANINHO, SOU ADMIRADORA DO SEU PAI, ENFIM DA FAMÍLIA DE VCS! HOMEM ÍNTEGRO, HONESTO E FRANCO! MINHA MÃE LUIZA LOPES ERA FÃ N° UM DELE, ELA NOS DIZIA QUE AS PALAVRAS DELE TOCAVA AO FUNDO DOS CORAÇÕES. E DEUS DEU A ELA A GRAÇA DE ATÉ NO SEU VELÓRIO, PASTOR DANIEL ESTAR LÁ EM SANTO ANTÔNIO DE FPERIAS EM JULHO E FOI ELE QUE NOS DEU A PALAVRA DE CONFORTO E A CERTEZA DE QUE ELA TINHA TODA RAZÃO DE SER "APAIXONADA" POR ELE. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS. COM CARINHO SELMA HELOISA LOPES LEAL
ResponderExcluirSelma, como podem ter se passado já uns 30 anos desde que nos vimos a última vez? Concordo com sua mãe, ele é um cara legal, apesar de nos colocar numas frias de vez em quando como neste post que gerou toda esta euforia nos irmãos (rs). Bjs a todos aí, e espero reencontrá-la qualquer dia desses nas gerais. A propósito, Grayce, filha de Joãozinho de Orodilia, está morando aqui conosco. Conhece-a?
ExcluirDaninho com certeza já se passaram mais de 30 anos,quando vier em Santo Antonio com sua familia quem sabe nos reencontraremos, conheço Grayce sim, a mãe dela Leonice trabalha com Ester minha irmã lá na roça. Beijos a toda a sua família, fiquem com Deus.
ExcluirSou contra em partes com Daniel Junior. Está no direito de defender seus familiares, mas as pessoas tem o direito de ser expressar, mesmo que seja duro!!
ResponderExcluirSabemos que futricas não levam a nada mas, se não quer ver então por que digitar
Irmão (ou será irmã?),
ExcluirNão estou muito preocupado em defender minha família não porque, via de regra, eles sabem se defender bem. É gente brava (rs)!
É claro que você tem o direito de se expressar, ainda que seja duro. Particularmente, gosto de um contraditório, de modo que possamos navegar da tese à antítese e, finalmente, síntese. Só não vale é confundir "ser duro" com agressões pessoais.
Entendo que estamos aqui, se o dono do blog deixar, é claro, para debater idéias, convicções e valores. De forma fundamentada e respeitosa podemos colocar nossos pontos de vista sobre os mais variados temas (mesmo aqueles sensíveis) e ouvir o que o outro tem a dizer. Então, cada um de nós decide no que quer acreditar.
O debate deve ser de idéias e não de mágoas e picuinhas pessoais, pois estas devem ser resolvidas somente entre as partes, pessoalmente, olho no olho. Penso que todo aquele que tem dificuldade com o pastor Daniel deveria criar coragem e ouvir o que ele tem a dizer pessoalmente.
Abs,
Daniel Jr.
Noooossa Dani Jr, quando li seu comentário tive muitas lembranças boas e saudáveis. Foi muito bom!
ResponderExcluirQuando encontro com Meu Pai e Pastor Daniel, conversamos muito e seeeempre digo: "Ai Pastor, que saudade da VELHA NOVA CANÃA", e ele com aquele jeitão único e transparente dá aquela risadinha que só ele sabe dar, e dá tapinhas nas minhas costas.
Ao mesmo tempo fico muito triste de existirem pessoas que se julgam "OS CRENTES SANTOS", capaz de julgarem dois homens levantados e escolhidos por Deus. Crentes estes que chamam os outros de Irmãos, e no dia a dia vivem de futrica; na igreja chamam seus maridos e ou esposas de amor e dentro de casa, só Deus sabe o que vê, Crentes estes que põe a Bíblia debaixo do braço ( como se fosse desodorante,rs) e esquecem a essência da Palavra do Pai, como:
* Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.
* Antes de julgar o próximo retire o cisco do teu olho.
Crentes que em vez de estarem orando, estão cuidando da vida do outro, enquanto o diabo cuida da dele, pois na Bíblia está escrito: vigiai e orai. E quando diz VIGIAI, não é a vida do outro.
Quanto à vida do outro, a Palavra de Deus manda que sejamos muletas, que amemos uns aos outros.
Agora, quanto a estes anônimos, é como o Excelentíssimo e mui amado Geu disse:” São lixo, tão lixo que são incapazes de se revelarem, que fedem e dão nojo. Digo mais, LIXO E COVARDES, pois ao contrário de assumirem a autoria do texto, orarem, ou procurarem os irmãos, se escondem assim como Pedro fez no meio da multidão.
E quem são estes para falarem de dois Homens de Deus, levantados por Deus, Homens passivos de erros como qualquer ser humano.
Pr. Daniel e Pr. Reginaldo, sustentáculos de Nova Canaã, ganhadores de almas a sua maneira particular, Homens transparentes que sempre pastorearam de alma e coração. Não se esquecendo das milhares de vezes que se anularam para cuidar das mesmas.
Pr. Daniel e Pr. Reginaldo, louvamos a Deus por suas vidas, desejamos o melhor de Deus para vcs!
Hoje, graças primeiramente a Deus, e depois aos dois, minha Familia foi restaurada e mesmo com as mazelas e erros que cada família tem, vivemos felizes, bem e seeeeeempre na presença do Pai, que sabe e vê toooodas as coisas e nos aceita como somos.
Su, vc é uma guerreira, mãedrasta, dedicada, sempre se anulando por sua família; só tenho uma coisa a te dizer amiga; li hoje: "O que te incomoda no outro é o espelho da sua aflição interior".
Amamos muito vcs Familia LEITE FONSECA e Familia ROCHA MAGALHAES, somos gratos a cada um de vcs, que há 20 anos tem andado, chorado, orado, sofrido e alegrado com minha família.
Mesmo os que estão longe dos olhos mas perto do coração.
Abs.
Juliana & Pedrinho
Juliana, que alegria saber que sua família está bem, pois me lembro sim das lutas que vocês enfrentavam. Evangelho é isto, restauração, bola pra frente, compaixão e, não, julgamento. Este ultimo pertence unicamente a Cristo, que o fará no dia final com justiça e equidade. Forte abraço em todos aí, e diga ao Pedrinho que sinto falta dos inúmeros louvores que tocamos juntos.
ExcluirÉ pastor Daniel, que pena que muitos não podem crescer nunca!!!!
ResponderExcluir"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido" (1 Coríntios 13:11-12)
E... Então vejo como a igreja está infantilizada, sem estrutura a ponto de ser abalada, tudo porque não podem crescer, ou, melhor preferiram ficar no passado. Ah! Ser criança é melhor, porque assim não preciso me preocupar nem me meter nas coisas do mundo, há pessoas maiores, mais sensatas, maduras que podem fazer isso por mim! Então, para que crescer? Entretanto, como menciona o versículo acima deveriam crescer deixar as coisas de menino, ser transparentes com as coisas. Uhhh, transparência!!! Agora sim me lembro que desde que cheguei à Nova Canaã o pastor Daniel lutava para que todos falassem a mesma língua e pregava, ou, melhor como insistia em sermos transparentes. Mas, que passou? Passou que para muitos era um absurdo, como agora prestar contas do que faço? Não, gritavam!!! Só Deus sabendo do que faço é suficiente... Ops!!! Só Deus pode saber o que faço? Mas, somos imagem e semelhança do criador, de quem, ou porque nos escondemos? Seremos conhecidos como somos... Então, se uma igreja com mais de 30 anos buscando conhecer a Cristo e, todavia não o conhece, não podem mesmo ser transparentes, amáveis, maduros, afirmo sem medo algum, são imaturos na fé, não têm consciência do que falam, do que querem e pior não sabe quem são em Cristo.
"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. (Hebreus 5:13-14)
Eu não vou dizer: cresçam. Percebo que perderam muito tempo com coisas fúteis, sem sentido. Fizeram muitas coisas sim, exerceram muitas atividades, mas ficaram nisso, e isso, para o reino de Deus não é nada, porque faz parte da vida humana, satisfaz o ego. Para o reino de Deus é preciso nascer, crescer, tornar-se maduro, morrer para ter uma nova vida... Isso, sim é preciso ter uma nova vida em Cristo, não trocar isso por egoísmos próprios. E também digo, não escrevo isso para os meninos imaturos, burladores da fé, os muitos que estão por aqui. Escrevo aos maduros, aos que têm discernimento, aos que já abandonaram o leite e seguem se alimentando de uma comida mais consistente, mais sólida. Aos que lhes importam o ser humano, não as condições impostas por alguns seres humanos, aos que amam de verdade. Porque estes são os que permaneceram firmes a qualquer tormenta. Busque amar a si mesmo, assim amará o seu próximo, isso é mandamento de Jesus, não é um pedido meu. Falta-lhes amor próprio, por isso, são tão inconseqüentes, se escondem e não podem se quer assinar o que dizem.
Em Cristo,
Angela Pereira
Ec 1:2 "Bobagem das bobagens, tudo é bobagem".
ResponderExcluirPastor Daniel, sugiro que cuide de sua mente e pensamentos!
Compartilhe os mesmos com quem lhe conhece e sabe as intenções do seu coração!
Certos pensamentos aberto a todos, gera estas bobagens, cansa, nos faz perder muito tempo e tira o foco... por melhor que seja a intenção, não valhe a pena!
Continue a caminhada proposta.
Abraço,
Hudson
Soube ainda quando estava em Piracicaba/SP, na casa de meus pais sobre o assunto que bombava no blog. Sofri ao ouvir meu esposo Daniel Jr. ler tantas coisas ruins... a boca fala, o que o coração está cheio... Devemos estar cheios de Cristo, do Seu Espírito!
ResponderExcluirSofri porque nossa boca deve ser usada para vida, e quantas pessoas precisam disso... seus familiares, seus vizinhos, seus amigos, enfim... seja um cristão de fato, e se permita ser usado pelo Espírito de Deus para o ministério que foi chamado... "Ide e pregai o evangelho a toda a criatura"... AME e AME o ser humano precisa disso, Deus é amor! Já temos um acusador... deixe ele fazer o papel!
Quanto ao que meu esposo escreveu... quanta grandeza! É maravilhoso poder conviver com pessoas como você Lindo, usado pelo Espírito de Deus.
Jesus Cristo reina sempre! Kelly Fonseca
A paz Pr Daniel
ResponderExcluirQue o amor de Cristo seja enfatizado nesses posts. O senhor é um homem de Deus e tem tido suas palavras distorcidas. Deus lhe abençoe!!!
Abraços
Madeline Marques