Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Avaliando e reavaliando


Quando esteve conosco pela primeira vez o Carlos Bregantim falou de “encanto, desencanto e reencanto”, aludindo às três etapas de sua caminhada de fé.

Venho do movimento de Renovação Espiritual. Tive o privilégio de participar de momentos históricos do meio batista. A influência do casal Rego Nascimento em minha vida pessoal  e, sobretudo, em meus ideais de fé, perduram, passados já 50 anos. As mensagens poderosas e apaixonadas do Pastor Rego, ouvidas a cada domingo, na Lagoinha da Rua Formiga e, depois, Manoel Macedo,163; as noites de vigílias, na casa do irmão Antônio Lourenço; as tardes de domingo, eu ainda adolescente, percorrendo ruas e bairros, pregando ao ar-livre, ao lado de irmãos queridos da época, quase todos já morando na Casa do Pai. Também neste período romântico, repleto de vida e de paixão por Jesus, as confusões doutrinárias e disputas religiosas não deixaram por menos, com cadeado lacrando salão de cultos e deixando toda uma igreja na rua ou tendo que se reunir em templos emprestados e casas de irmãos solidários. Estava desencadeada a luta entre irmãos batistas.

Hoje me permito uma avaliação crítica das desavenças por causa de Renovação Espiritual. Pesadas discussões e exacerbada paixão denominacional, levaram à separação entre tradicionais e renovados, a nível de Minas e, depois, de Brasil. Chumbo grosso dos dois lados. Batistas tradicionais batendo pesado e batistas renovados reagindo de modo nem sempre piedoso e renovado.

Fundação do STEB, e lá me encontrava, com uma geração de pioneiros e idealistas, apaixonados por Jesus. Liderados por Wilson Regis, grande idealizador do STEB da época, adentramos, nós, alunos fundadores, o auditório da  3ª. Igreja Batista, cantando, emocionados, “nem sempre será pra o lugar que eu quiser que o Mestre me tem de mandar”, para ouvir a aula inaugural, proferida pelo Ministro do STF, Dr. Antônio Martins Vilas Boas. Nem bem terminara o primeiro ano letivo e a “brigaiada” se instalara na liderança, com pastores se desentendendo e se acusando e, nós, alunos ansiosos, no meio daquele tiroteio de ataques, dissensões e mútuas acusações. E éramos renovados!

Vieram a CBN, Cobemge, Compromisso de Açucena, Encontros Missionários, Sebemge, Ordem de Pastores; lá me encontrava, dando, dentro de minhas limitações e circunstâncias pessoais, o melhor de meus sonhos, paixão e ideais e, também, conhecendo os intestinos e vísceras nada cheirosos, da máquina religiosa.

Na década de 70, vi-me em crise existencial, quando tive sérias dúvidas sobre a validade do sistema religioso, no qual nascera e me criara, para, finalmente, racionalizar e concluir que o próprio Deus teria levantado estes mesmos sistemas, Batistas Nacionais em especial, afim de cumprir um determinado papel na historia da fé. Dei por resolvidas as minhas aflições, argumentando comigo mesmo, que Deus é o construtor e condutor da história humana e, também, de suas instituições. A partir desse raciocínio, sincero mas simplista, falei aos pastores da Ormiban, em evento nacional, realizado na  cidade de “Belém de Maria”, interior de Pernambuco, janeiro de 1988. O  tema de minha palavra, “Quem sabe se para um tempo como este chegaste a este reino”, refletia a determinação de crer numa espécie de “destino manifesto” de batistas nacionais e estava coerente com a solução que dera às minhas duvidas existenciais.

Sempre gostei do trabalho geral mas Nova Canaã foi minha grande paixão. Um caso de amor intenso e continuado. Hoje, observando-a á distância, percebo  sinais de retrocesso na direção do conservadorismo e da rigidez conceitual, estuários da intolerância, com risco de negação de sua bela história. Gostaria de estar errado, mas não me surpreenderá a consolidação dessa tendência.  Nesse mundo religioso, nada mais me surpreende. A forma como se deu a saída do pastor Gilson e os fatos pertinentes à mesma, enodoaram, e para sempre, o currículo da amada Igreja Nova Canaã. Racionalizações e justificativas jamais conseguirão exorcizar esse fantasma. Ainda é cedo para se fazer uma avaliação segura mas temo que, de sua identidade histórica, marcada pelo compromisso com o Evangelho(“E”maiúsculo!), pela leveza, ousadia e capacidade de aceitar desafios, permaneçam o nome e o rico patrimônio físico. Desejo sinceramente estar errado em minhas percepções. Digo que é preciso aguardar um pouco mais para, então, se fazer avaliação consistente e definitiva.

À luz do que acabo de dizer, facilmente se perceberá o meu afastamento dos sistemas religiosos. Não me dizem mais nada e nada mais tenho a ver com eles. Do ninho religioso, ficam-me os laços com Nova Canaã, onde sou pastor jubilado, e as gratas recordações de mais de 33 anos de amor e mútua doação.

Ao Único Deus!

Dnl
Em 04/12/2012

27 comentários:

  1. meu amado Pastor Daniel...certamente seus temores não se concretizarão...
    Nova Canaã foi concebida no coração de Deus...seus alicerces estão fundamentados em muita oração e busca pelo Espírito Santo.
    Tenho acompanhado as mudanças que vem ocorrendo e percebo que há um desejo enorme em servir ao Deus Vivo! Pessoas sinceras que tem buscado...com jejuns e oração, a orientação do Senhor de como servir ali...
    Fique tranquilo...muito em breve o senhor perceberá um novo avivamento em Nova Canaã! E verá que ela não poderá ser enquadrada em "sistema religioso" mas como parte do Corpo de Cristo, que faz diferença em Betim...
    uma Igreja voltada para os perdidos...que luta não contra sangue e carne...
    Como já foi em tempos outrora..."até que se tornou grande"...e se rendeu aos "encantos da cascata"!
    Nova Canaã é do Senhor Jesus...continua sendo projeto de Deus para Betim...e tem muitos...que amam o evangelho na sua acepção mais sublime!
    Termino manifestando minha satisfação em ler seus artigos...
    Com meu muito respeito e abraço
    .
    da sempre ovelha...
    .
    Cel Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Nova Canãa nasceu, ela certamente nasceu dentro da visão de Deus, mas com o decorrer dos anos a Igreja perdeu o foco e se tornou auto-sufiente e menos dependente Dele... As pessoas passaram a querer ouvir pregações utópicas que lhes sejam agradáveis aos seus ouvidos, e não mais desejavam ouvir a mensagem da cruz (Pr. Daniel e Pr. Gilson), que exorta, traz arrependimento, remissão de pecados e o verdadeiro entendimento da maravilhosa graça de Deus. Então passaram a exigir cada vez mais o tão sofisticado entretenimento gospel, porque na verdade ser Crente é ser chique e descolado não é mesmo??!!
      Acredito que Deus não fica no seu Santo Trono observando o avivamento nas Igrejas, mas estou bem certa que é ele mesmo que FAZ o avivamento nas mesmas, como bem sabemos o vento assopra onde quer, todavia, é notório quão grande é a graça do Senhor, também vislumbramos e fazemos votos que tal avivamento seja derramado sobre Nova Canãa, pois como bem diz a palavra de Deus, onde abundou o pecado, superabundará à graça.
      Entretanto, oremos, e se oremos para que tal avivamento venha verdadeiramente do coração de Deus e não através de maquiagem religiosa decorrente da vontade do HOMEM.
      Pois bem, eu nasci e cresci em Nova Canãa, tive experiências incríveis com Deus naquele templo, através do testemunho do Ilustre Pr. Daniel e do meu Pastor e Pai Gilson Ferreira, eu tive vontade de conhecer a Deus pessoalmente, aprendi que o evangelho de Cristo não exclui, não expõe e muito menos recrimina... E acima de tudo, aprendi que assim como Cristo, para sermos aceitos, antes temos que ser rejeitados.
      No evangelho de Mateus 23:13-29 temos uma advertência contra os hipócritas, e ali vemos que a hipocrisia está em se tentar passar por ser justo, mas não é, em ser bom, mas são maus, em parecerem pessoas agentes do reino de Deus, mas estão formando pessoas piores do que eles, são pessoas que faziam orações sob o pretexto de serem pessoas espirituais e que tem misericórdia dos mais necessitados, mas o que queriam mesmo era destruir a fé dos outros e que misericórdia e amor ao próximo estavam bem longe deles.
      Eu lamento demasiadamente todo desfecho que se deu o relacionamento da minha família com Nova Canãa, a igreja foi tomada por uma liderança HIPOCRITA, COVARDE e sem ÉTICA, as feridas que fizeram em Meu PAI.... Me feriram muito mais profundamente, pois não se toca num ungido de Deus, e isso prova que a Igreja perdeu o Temor do Senhor... E o que me consola é que o mesmo Deus que é misericórdia é acima de tudo JUSTIÇA, e eu vou viver para ver a Hipocrisia da igreja cair!
      Que Deus tenha misericórdia daqueles que se escondem atrás do evangelho de Cristo e quem em Nome DELE, fazem coisas que não condizem à pessoa de Cristo!
      Sabe, isso é apenas um desabafo, tenho certeza que não são todos da igreja que agem dessa forma, mas creio que está na hora de tudo aquilo que está oculto ser revelado... Somente assim a verdade aparecerá e os covardes serão desmascarados, pois os que se dizem homens são apenas pobres de espirito e fracos, eles não tem nem mesmo a decência de assumir os fatos, Eu tenho PENA de tudo isso e muita tristeza. Mas mesmo assim, eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos Viventes e toda essa humilhação será transformada em êxito, porque dentro da simplicidade e humildade de meu pai, ele será Exaltado e eu estarei de pé para aplaudi-lo em nome de Jesus!

      Aline Santos de Oliveira Dumont

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Grande Daniel, muito bom o texto, acho importante que você realmente exponha de forma clara suas convicções. É certo que sua postura nos últimos anos já deixava claro suas essas convicções, porém para muitos, que escutam, escutam e escutam mas nunca ouvem, se faz necessário essa clara exposição. Tenho visto e ouvido muitas coisas de várias pessoas sobre "possíveis" coisas que você falou ou tenha feito, coisas que são inverdades, portanto ao você colocar isso formalmente para todos, fica estabelecido de forma clara quais são os seus propósitos e alvo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nada mais do que o tempo e a experiência adquirida para ter uma visáo melhor do que realmente Deus quer de nós quando nos dá o direito de ser cristáos. Por isso recebemos a recomendaçáo de escutar e consultar nossos queridos anciáos; porque um dia eles foram impulsivos, mas o passar do tempo fez deles pessoas sensatas, fiáveis, cristáos experientes.
    O sr. sempre foi uma referência para mim e Nova Canaá foi mto importante na formaçáo do meu carater cristáo. Nova Canaá marcou a minha história pelos amigos e irmáos que ganhei.
    Sabe Pr. Daniel, sáo tempos de decisáo; sáo tempos em que temos que escolher entre seguir a Jesus ou as religióes capitalistas de hoje. Tempos que sáo deshonra para os mártires que lutaram pelo protestantismo, o verdadeiro protestantismo.
    É tempo de desvincular de tudo aquilo que vá em contra do que Jesus ensinou; é tempo de voltar ao primeiro amor!
    Um forte abraço de uma ovelha redimida por Jesus e batizada por essas máos abençoadas há mais de 18 anos!

    ResponderExcluir
  4. Coragem pastor de assumir o que realmete pensa!! parabéns por isso!!
    Melhor ter essa coragem do que ficar como uns que escondem atrás das cortinas, fingindo ser crente no domingo mas de segunda a sábado são impíos, bebendo, fumando, adulterando, dançando em barzinhos e depois colocam no domingo a máscara de crente safado!!
    Essa igreja está uma vergonha, infelizmente são pouquíssimos que ficaram ali, que realmente são cristãos de verdade!!
    O fé conscinte foi idealizado por Deus para mostrar que somos quem somos por ELE, e o seu amor de arependemos é suficiente para nos aceitar de volta, mas sem essa falsidade de falso crente que existe bastante dentro de nova canãa!!
    Deus vai usar bastante o pastor Daniel para abrir o olhos de quem ficou nessa igreja e mostrar o que realmete é congregar de verdade e com amor!! Que Deus ilumine nessa nova jornada!!
    Abraços,
    Anderson.

    ResponderExcluir
  5. Caro pastor Daniel.
    Saiba que tem o total apoio de inúmeras pessoas que sempre tiveram ao seu lado! Na minha época de canãa a uns 10 anos atrás, quando tive que deixar a igreja por motivo de mudança, já tinha no meio do povo, uma parte estragada dentro dessa igreja.
    Pessoas arrogantes, que se quer comprimentava alguns membros por não ter dinheiro, estudo, saber falar corretamente. Isso fora outras coisas que acontecia bem escondido diante dos nossos olhos, e o senhor sabe que além de alguns membros que existia esses pecados, vinham também de alguns pastores, infelizmente é triste dizer mas é a verdade!!
    Creio que o único que acredito ser uma pessoa consciente, grande pregador da palavra sem bachular alguns, com um conhecimento da bíblia estrondoso, e de origem humilde, sem ver as pessoas pelo que elas tem, é esse estimado pastor Daniel Leite Fonseca.
    Torço para um dia seu retorno seja de verdade a essa igreja, para tentar salvar através de Deus, alguns membros que creio estão ali ainda e precisam abrir seus olhos!!

    Um grand eabraço,
    Carlos Alves.

    ResponderExcluir
  6. Esse fé consciente é uma farsa!! Isso é duvidar da cultura e inteligencia das pessoas, porque pensamos juntos: vc já viu falar em fé inconsciente??
    Pois bem não existe, fé só é par os concientes porque os incocientes só encontram em hospícios e manicomíos.
    Porque quando o senhor Daniel jubilou ele alugou uma casa que se chamava fora do arraial, realmente começamos a perceber que havia algo errado nesse amontuado de pessoas que os seguiam!
    Pessoas que também até hoje se encontram fora do arraial, ou fora da casinha ou fora igreja como acharem melhor!!
    pois essa reunião de problemáticos não durou nehum ano. Então digo que onde nos fartamos de comida, bebida, pagamento de dívidas do próprio pastor e filha. Hoje o mínimo que o senhor pastor poderia fazer é orar por essa igreja se erguer e ali muitos ter um encontro real com jesus!!

    Da família, pastor Camilo e Luzia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Camilo, Luzia e família. Lhes parabenizo, primeiramente, pela coragem em escrever e assinar. Diferente de identidades covardemente ocultadas, aqui publicadas, cujos textos "anônimos" dispensam comentários e consideração. Queria apenas esclarecer que existe sim Fé Consciente, tanto quanto existe Culto Racional (Romanos 12)e, por consequência, fé inconsciente ou culto irracional. Mas adentrar isso aqui, não seria o caso. Quando quiser, bata um papo conosco, tomemos um café e falemos do amor de Deus e de uma fé consciente. Se não quiser ou puder, leia o livreto Fé Consciente, do Pr. Daniel, ou faça-nos uma visita em nossos edificantes encontros de estudos Bíblicos. Será muito bem recebido! Pelo menos assim evitará fazer julgamentos e falar de coisas das quais não têm conhecimento. Só tem um problema: para comparecer, terá que se misturar ao "amontoado de problemáticos". Quanto aos "inconscientes"... enganam-se os que pensam que só são encontrados em hospícios e manicômios: têm mais aqui fora do que lá dentro. E as igrejas estão cheinhas deles. Amém por isso!!! Que encontrem em Jesus a cura e libertação. Doutro modo, de que valeria o sacrifício vicário de Cristo se todos fossem sãos? Afinal, o médico é para os doentes, não é mesmo? Diz o texto sagrado que Jesus, O Filho de Deus, julgado por santarrões hipócritas por andar com um "amontoado de pessoas que o seguiam" amava os problemáticos, andava e comia com eles. Talvez por isso tenha sido crucificado Fora do Arraial, (donde tiramos a inspiração para esse lindo nome descrito no livro de Hebreus). Saber que Ele foi crucificado FORA DO ARRAIAL demonstra o grande amor de Cristo ao se igualar aos discriminados que eram repudiados pelos santos fariseus. Ah se vc e sua família entendessem um pouquinho apenas da fé desses "problemáticos" que têm buscado e encontrado Deus fora das portas das instituições, fora das briguinhas de liderança, fora da vaidade de lindos templos ou mesmo "fora da casinha". Buscado e encontrado Deus debaixo de uma mangueira, num auditório cedido, num restaurante, num café ou churrasco, ou mesmo na cozinha ou quintal da casa de um amado "problemático" qualquer... Basta-nos o ajuntamento de dois ou três e a Palavra Sagrada para que a adoração, oração e estudo Bíblico fluam com liberdade!!! Pena que temos vivido essa liberdade em Cristo há menos de cinco anos (um ano??? de onde o sr tirou isso??? Ah, me esqueci: deve acreditado que nossos encontros se resumiram aos 02 (não UM)inesquecíveis anos de contrato na chácara da Edméia Lazarrotti). Lêdo engano!!! Se conhecesse nossa proposta, saberia que peregrinamos com as estacas de nossas tendas nas mãos.
      Concluo tentando entender a frase "onde nos fartamos de comida, bebida e pagamento de dívidas do próprio pastor e filha". Desculpe minha ignorância, mas é de mim e do meu pai que se trata? Espero não estar sofrendo amnésia, mas não localizei, ao longo dos meus 40 anos, quase 34 deles vividos na amada Nova Canaã, quando foi que tive minhas dívidas pagas pela igreja. Pelo Pr. Daniel não estou autorizada a falar, mas posso interceder diante do Pai a favor dos que cometem impiedades...
      Para terminar, surpreende-me a repulsa que percebo nas entrelinhas, quando aborda-nos em seu texto; afinal, são sempre tão calorosos quando nos encontramos nos supermercados e esquinas da cidade... Sua esposa, então, um amor! Com convites de visitas e tudo o mais. Aliás, mande um abraço prá sua doce Pollyana. Ainda ontem nos cruzamos no trânsito, mas não houve tempo de trocarmos palavra. Dela, recebi apenas o sorrisão carinhoso de sempre.
      Suzana Leite Fonseca.

      Excluir
    2. Bom dia a todos! Mantenho minha postagem, retirando apenas o Camilo enquanto destinatário. Recebi, agora, um telefonema surpreendente do meu pai: o Pr. Camilo acaba de se manifestar diretamente a ele, afirmando-lhe categoricamente que jamais teria escrito a postagem acima; muito pelo contrário, disse que o quer pregando em sua Igreja...
      Aff! Isso é o mundo religioso que nos rodeia.

      Excluir
  7. Pastor Daniel, saiba que sempre estarei com o senhor, o que essas pessoas estão dizendo é uma calúnia!!
    Lembro-me do respeito que o senhor tem pela minha família, em especial pelo meu pai João e os demais de minha família. Obrigado pelo carinho, apoio nestes anos tão dedicados do Senhor por nossa igreja!
    Osvaldo também era um grande admirador do Senhor, como disse minha família tem etrena gratidão pela sua família !!
    Um grande abraço e que Deus te abençõe hoje e sempre.
    Cícera

    ResponderExcluir
  8. A Unica coisa que consigo dizer diante de tudo isso e que me lembrei muito do momento que Jesus e levado ao lado de Barrabas e o povo gritava: crucifique Jesus e solte a Barrabas. Que Deus perdoa e tenha misericordia de pessoas como o Camilo e os demais... Que conseguem esquecer uma tragetoria de um homem levantado por Deus.. Com toda uma historia, pautado simplesmente em um texto que ao meu ver, esta sendo muito mal interpretado. Porque em momento algum vejo uma torcida contra Nova Canna. Mesmo porque como participante dos " amontoados de pessoas" como citado pelo Camilo. O Pastor Daniel sempre se referiu em honra a Nova Canna, inclusive nos incentivando muitas vezes a participar dos cultos e seguir apoiando Nova Canna. Me entristeco muitissimo como as pessoas estao se referindo a um Homem de Deus. Que nao tenho duvida ate ,o Camilo em algum momento de aflicao o procurou e foi consolado por ele. Eu gostaria que as pessoas fossem menos ingratas e lembrasem se pelo menos uma vez, nessa caminhada de 35 anos em Nova Canna, nao tiveram uma palavra de consolo, uma pregacao que foi um balsamo para a alma ferida, ou um conselho sabio, ou apenas um abraco e um chorar junto. Como um dia esse homem, que convivo diariamente e que alem de Pastor se tornou um pai pra mim, fez. Em um momento de tremenda dor na minha vida.. Tarde da noite ele foi a minha casa me abracou e chorou comigo! E mediante tudo isso que estou lendo..
    choro! Nao sejam ingratos e impiedosos, esse homem de Deus merece no minimo , Respeito! Que isso pare por aqui!
    Michelle Canedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, não sofra tanto assim. Eu sei que dói... mas olha, acredite que grande parte do que aí está escrito é de gente que sequer pertence de fato à Nova Canaã. Caroneiros ou turistas... pessoas que não conviveram com o Pr. Daniel e pouco conhecem a Igreja Nova Canaã em sua essência. Quando meu pai fala em nossas reuniões, como vc mesma disse que ele "sempre honra Nova Canaã", amando-a, incentivando-nos a estar lá e respeitando-a, fala com autoridade de quem ali esteve por mais de 33 anos... e refere-se à verdadeira Nova Canaã. Acredite que essas manifestações não têm o respaldo da Igreja enquanto corpo e povo a ela pertencente. Tanto que a maioria das postagens é anônima. Algumas identificadas sequer foram postadas por quem parece... ou seja! Não merecem nossa consideração. Caroneiros da fé que estavam engasgados e mal resolvidos aproveitaram para atacar a Igreja, ao pastor e família e deturparem o texto, colocando-lhe palavras por ele não ditas. Descanse!!! A justiça não está em mãos humanas, mas nas dAquele que é justo, amoroso e misericordioso. Beijos e tenha um dia lindo e menos sofrido, amiguinha.

      Excluir
  9. Fé conciente???
    Está mesmo é para; farsas dos pecados cometidos pelos membros desse fé conciente!!!
    Aprontam e reaprotam e ficam tentando disfarçar seus erros lançando uma comunidade disfarçada de cristõas mas que na verdade, estão cheios de culpas pelas falhas graves cometidas!!
    Qual vai ser o próximo nome? porque até de nome já mudaram 2 vezes, primeiro fora do arraial, agora fé conciente. Viram como ficam perdidos vagando, quando a alma está cheia de remorsos por pecados praticados,e ainda querendo a graça de Deus o tempo todo. Eu peco e ai não tem problema, a graça de Deus vem e me perdoa de tudo. Assim é muito facíl viver o evangelho, não acham? Eu pratico hoje e a manhã não tem problema, a graça vem e me perdoa. A que mentalidade demoníaca que vcs estão pregando!!! É uma justificativa para o pecado ser praticado sem culpa. O problema nisso tudo é que estão conseguindo enganar muitos, não é a toa que a bíblia diz que nos últimos tempos até so escolhidos seriam enganados por falsos pregadores da palavra.
    Fé conscinte, avalie bem o que estão fazendo, enganando pessoas, dividindo igreja, espalhando falsas doutrinas, perseguindo pessoas, Deus está lhando tudo isso e vão dar contas a Ele!
    VOLTE LOGO JESUS, POIS NÃO AGUENTAMOS MAIS VER TANTAS COISAS ERRADAS,TENDO QUE SER ACEITAS COMO A CERTA, INVERTENDO VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS NO NOSSO MEIO, TANTA FALTA DE AMOR, HUMILDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM A VERDADEIRA PALAVRA QUE É A BÍBLIA E NÃO CONCEITOS ERRADOS ENSINADOS AOS MUITOS NESTE MUNDO!!
    Obrigado.
    Márcio Ottoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Márcio Ottoni, boa tarde!

      A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR!!!

      Ao responder essa msg espero que o irmão já esteja nos braços do Nosso Senhor Jesus Cristo, na tão esperada Glória Eterna que há muito todos nós cristão desejamos desfrutar. Pois somente nesse dia o pecado não existirá mais, pois tudo terá ficado para trás...
      Mas, se porventura o nobre irmão ainda estiver com os pés plantados nessa terra, saiba que por mais SANTOS que sejamos estaremos sujeitos a cometer pecados... Todavia, a diferença é que "TEMOS UM ADVOGADO JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO; ELE É A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS, E NÃO SOMENTE PELOS NOSSOS, MAS TAMBÉM PELOS DE TODO O MUNDO... ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA”...
      Por isso, caro irmão (sem demagogia), não julgue quem quer que seja, pois isso cabe exclusivamente a DEUS; nem banalize, limite, desmereça ou estabeleça critérios para a dádiva do PERDÃO, da GRAÇA, e da MISERICÓRDIA de DEUS, pois isso é IMENSURÁVEL!!! Foi a GRAÇA de DEUS que te salvou, que salvou às pessoas que você acusa, que salvou a todos nós, e que continua salvando milhares de pessoas a todo tempo e em todo lugar; e tem sido a MISERICORDIA dEle a razão de não sermos ainda consumidos.
      Não estou aqui para defender "A" ou "B", muito embora eu tenha sido batizado (há quase 20 anos) pelo Pastor DANIEL LEITE a quem tenho grande respeito e admiração, e sempre terei...
      Estou aqui, com total isenção de ânimo, prá dizer ao irmão que hoje lí seu texto e fiquei PERPLEXO, pois não percebi uma linha sequer de VIDA, AMOR, MISERICORDIA, BONDADE, PAZ, JUSTIÇA, MANSIDÃO, TEMPERANÇA, ou qualquer outro atributo do nosso Senhor JESUS CRISTO ou fruto do ESPÍRITO SANTO, não foi isso que ví. Ironicamente, o que percebi no texto do irmão foi exatamente o que está escrito por você mesmo em caixa alta: "FALTA DE AMOR, HUMILDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE..." etc, ou seja, o irmão cuspiu prá cima ou na própria imagem no espelho!
      Ao invés de tecer tais comentários meramente carnais e diabólicos sobre o nascimento/surgimento de um novo ministério, sugiro ao irmão que passe a adotar posturas de um cristão autêntico. Que tal SUPORTAR UNS AOS OUTROS EM AMOR?!!! ou, ORAR POR AQUELES QUE VOCÊ JULGA ESTAREM "PERDIDOS"? ou melhor dizendo: ORAR PARA QUE O NOVO MINISTÉRIO DO PASTOR DANIEL LEITE SEJA TÃO PRÓSPERO assim como o foi em NOVA CANAÃ? Isso sim seria atitude de um homem de Deus!!!
      Quanto ao seu apelo clamando à volta do nosso SENHOR JESUS CRISTO pode ter certeza absoluta que isso acontecerá... não por causa de suas invocações, mas porque é bíblico, é profético!!! ELE não voltará pelos motivos protestados: "COISAS ERRADAS", "INVERSÃO DE VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS", ..."CONCEITOS ERRADOS", etc, pois isso sempre existiu na humanidade e não serão esses os motivos de Sua volta! ELE VOLTARÁ POR AMOR, POR AMOR AOS VERDADEIROS ESCOLHIDOS... PARA BUSCAR SUA NOIVA - A IGREJA. Para nos agregar a ELE!
      Quanto os falsos pregadores da palavra que o irmão mencionou no texto, espero em DEUS que tal adjetivo tenha sido dirigido à pessoa do PASTOR DANIEL, se foi, aconselho ao irmão (EM NOME do SENHOR JESUS) pedir perdão a DEUS por tamanha blasfêmia e falta de respeito a um homem ungido do Senhor. Tomara que não não tenha sido!!!
      Finalmente, o meu desejo é que o caro irmão seja mais prudente e sábio em suas palavras, e que diariamente abasteça sua lâmpada com azeite para que o Senhor Jesus o encontre vigilante em sua vinda, e todos nós possamos reinar com Ele em GLÓRIA...

      MARANATA!!!

      Fraterno abraço!

      J.B.NERES
      Jacksonneres@yahoo.com.br (FACE)




      Excluir
  10. Primeiramente gostaria de dizer que AMO A TODOS DE CORAÇÃO, INCLUSIVE OS ANÔNIMOS. Fico feliz por saber de tanta gente que não possui pecados e consegue atirar a primeira pedra, mas eu sei de minha situação pecadora, portanto, prefiro amar o próximo. Segundo, a internet é muito boa mesmo, mas as vezes o manto do anonimato nos cega e, tristemente, dizemos coisas que não diríamos se soubessem a nossa identidade, é uma pena, pois, palavras, a contrario que dizem, machuca muito sim. Sentem hoje, leia a bíblia, e se perguntem se o Espírito Santo habitava suas mentes nestas discussões. No mais, meu abraço FRATERNO, com carinho e convidando a todos a neste momento orar.

    ResponderExcluir
  11. Bom. Antes de comentar, efetivamente, sobre as inflamadas manifestações acima, gostaria de esclarecer o seguinte:

    1º- meu nome é Luiz Guilherme, nunca fui membro de Nova Canaã, mas sou batista e fui membro de igreja batista tradicional por muitos anos;
    2º- conheço o Pr. Daniel há aproximadamente 4anos, desde quando minha família e eu passamos a participar do grupo de estudo bíblico (sim, estudar a bíblia!) idealizado pelo próprio Pr. Daniel;
    3º- concordo que há erro de interpretação do texto, decorrente, creio eu, do uso de frases isoladas (texto fora de contexto...) associado à vontade, inconsciente ou consciente, de insurgir ferozmente contra o que não se conhece de verdade;
    4º- também concordo que postagens anônimas atacando tanto o Pr. Daniel quanto Nova Canaã, devem ser desconsideradas ou, no mínimo, vistas com ressalvas, já que os escritores sequer admitem sua posição;
    5º- ataques pessoais, refiro-me à vida privada dos citados, ou o uso de palavras ofensivas, demonstram apenas falta de argumentos para se questionar e/ou refletir sobre a essência da mensagem, bem como total ausência de respeito ao próximo.

    Feitas tais considerações, cabe esclarecer.

    Como dito, conheço o Pr. Daniel a relativamente pouco tempo, contudo, posso afirmar categoricamente que trata-se de servo de Deus, devidamente constituído pelo Espírito Santo. Pessoa de grande caráter, notável conhecimento e ímpar capacidade de se expor e admitir eventuais falhas e angústias, sem deixar que tais situações lhe impeçam de proclamar a graça de Deus em sua vida.

    Nessa caminhada, tenho consolidado o entendimento que a palavra de Deus não nos quer prisioneiros de instituições cujos atos devem ser pautados por estatutos ou regimentos, pode isso, não pode aquilo.

    A compreensão da graça de Deus é muito maior e nos leva a buscar, isso mesmo, buscar, viver conforme os ensinamentos de Jesus Cristo. O que não é fácil. Mas, nem por isso, impossível.

    O modelo institucionalizado de igreja que aí está, sem indicar nenhuma denominação específica, há muito deixa descontente e insatisfeito grande parte do rebanho e demonstra constante distanciamento da palavra de Deus. Isso é fato.

    O que se sugere na postagem, creio eu, é que Nova Canaã não se submeta ao modelo que aí está, no qual bispos, reverendos, profetas, ministros, pastores e outros tomam o lugar de Deus na igreja trazendo um evangelho desvirtuado pregando prosperidade financeira, o que é verdadeiro ópio para os incautos que buscam alento para seus problemas que atualmente são, via de regra, ligados à ausência de dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. CONTINUANDO...

    Não há falsidade e nem hipocrisia na afirmação acima, já que é fato inquestionável estarem os templos lotados de pessoas em busca de benção$ e por evidente influência daqueles que estão à frente, acabam pagando para ter Deus em sua vida.

    Desajustados, amontoados ou outros adjetivos quaisquer não se aplicam àqueles que buscam a Deus na essência daquilo que Jesus nos ensinou: amor, misericórdia e liberdade para seguir os caminhos do evangelho pleno. Quiçá os "não amontoados" tivessem consciência de que eles é que levam uma vida de gado, povo marcado, povo feliz.

    Em um dos ataques acima foi citada a passagem bíblica de João 8:1-11 em contra-ataque a suposta ofensa à Nova Canaã. Contudo, quem se utilizou da citada parábola, é que não compreendeu a lição de Jesus, já que jogou várias pedras. Gostem, ou não, todos temos telhas de vidro em nossos telhados. A diferença está na verdadeira compreensão dos ensinamentos de Jesus que, em suma e pela graça de Deus, nos permite caminhar de modo a evitar permanecer falhando.

    Aliás, exemplos não faltam, até mesmo na bíblia, de homens de Deus que, em algum momento, tropeçaram. Mas, exatamente em razão da misericórdia do Senhor para com todos nós, tais homens foram erguidos e trabalharam com afinco em prol do evangelho de Jesus Cristo.

    Por mais difícil que possa soar aos falsos moralistas, especialmente aqueles que vivem de aparência, principalmente aos domingos, o "abominável divórcio" muitas vezes é a única opção para que o homem, ser falho que é, possa endireitar sua vida, inclusive para com Deus.

    Oras, será um divórcio mais escandaloso do que um casal vivendo de aparência, quando já não mais existe respeito e nem amor, só em razão da necessidade de manter as aparências para a sociedade, especialmente a evangélica? Sendo relevante dizer que situações assim, viver de aparência, podem desencadear verdadeiras tragédias. Será essa a vontade de Deus? Penso que não.

    Como dito, se a compreensão da graça de Deus nos leva à busca de viver conforme os ensinamentos de Jesus e, tendo Jesus ensinado a amar e perdoar, podemos dizer que as pessoas que postaram ofensas ao Pr. Daniel e à Nova Canaã, efetivamente não conhecem o amor de Deus e sequer estão nessa busca.

    É preciso deixar claro, aos intérpretes de plantão, que o texto postado pelo Pr. Daniel, por maior que seja o contorcionismo mental implementado, não permite a esdrúxula conclusão de que se esteja "jogando maldição". É cômico. Típico de quem está na igreja, mas não está em Deus.

    Assim, os insultos acima relatados, não possuem a menor razão de ser e demonstram unicamente a falta de Deus no coração, razão pela qual devem ser simplesmente ignorados, assim como aqueles que os escreveram. Aliás, ignorados não, já que os autores dos textos com certeza são pessoas dignas de compaixão e que precisam, muito, de oração para que sejam efetivamente quebrantados.

    Pr. Daniel, tenha certeza que aqueles que te conhecem, sabem que Deus lhe honrará.

    Acho que é só para o momento.

    Que a paz e a misericórdia de Deus estejam com todos.

    ResponderExcluir
  13. Eu continuo tendo o pastor Daniel como minha referencia espiritual. Alguém que me acolheu em Nova Canaã há 31 anos quando eu havia sido excluída de uma outra igreja! Sorte minha tê-lo encontrado e conversado longamente com ele numa noite de domingo após o o culto. Aprendi a respeitá-lo com pessoa, como ser humano e como homem de Deus. Falho algumas vezes??? sim!!! Quem ainda não falhou??? Sem entrar no mérito do que foi escrito e das interpretações que o texto trouxe e aí, eu entendo que cada um interpretou de acordo com as suas conviniências. Todos tem direito de se expressarem como quiserem e eu tenho também o direito de interpretar como eu quiser. Mas penso que, se alguém se sentiu ofendido, o achou falso, acha que ele denegriu??? faltou misericórdia das pessoas que conviveram ou convivem conosco, diante dos textos que foram postadas aqui. Faltou perdoar, faltou amar... Estou pasma com o que li nos comentários... Penso que devem ser pessoas que nunca comenteram erro algum. São "santissimamente santos" E aí, me lembrei de Jesus, quando se tratando da mulher adúltera, ele disse: quem não tem pecados que atire a primeira pedra. Mas...também, entendo que a maioria dos comentários postados aqui não devem ser levados em consideração, já que o que não se assina, não tem nenhum valor. Queria convocar todos a refletirem dois textos: Mateus 7:1-5 e Lucas 6:37-38. No mais penso que é hora de orar, para que os maus entendidos sejam desfeitos e para que nós prossigamos no nosso papel de cristãos que é "amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo". E mais continuar trabalhando para que o reino de cristo seja propagado e alcance aqueles que ainda não o conhecem!!! Em Cristo. Elizamar Silva

    ResponderExcluir
  14. É engraçado jogar pedras nos outros com postagens anônimas!!! Pra mim isso é covardia!!! Seria mais viavel assumir aquilo que acredita não acham???

    Em relação a discursão acima: Simplismente tenho dó que tudo isso!!! Jamais perderei meu tempo com briguinhas!!!

    E aos que foram atacados nesse blog: Despresem esses comentários, pois o pior sentimento que existe é o despreso!! não retruquem!!! è perda de tempo!!! vocês são pessoas evoluidas e não tem que se rebaixarem!!!

    Rafael Guilherme

    ResponderExcluir
  15. Olha só como existem pessoas "SANTAS" nesse mundo!!!
    Gente, estou boquiaberta com tanta bobagem. Com tanta gente infeliz, que ao invés de procurar tratamento psiquiátrico entram no blog do meu amigo Pr. Daniel para tentar aborrecer a ele e aos seus.
    kkkkkkkkkkk!
    A Família Fonseca é superior a tudo isso.
    Falo com a propriedade de quem convive com a família e frequenta o lar dos Fonseca há mais de 25 anos!
    Cresci espiritualmente e intelectualmente assimilando o exemplo do Pr. Daniel e de sua família.
    A Família Fonseca não deve nada a ninguém a não ser o que a Bíblia manda dever: O AMOR!- Isso vcs ainda não descobriram.
    Fico imaginando se este blog fosse do Rei Davi, quando ele era Rei e se perdeu de amores por Beteseba... Teria sido bombardeado por vocês, arautos da santidade,(kkkkkkkkkkk) e jamais se levantaria das maldições que vcs lançariam. Afinal, a vocês foi dado todo o poder (por parte de quem não se sabe) para julgar e condenar. De preferência com pena de morte ou prisão perpétua! A Justiça "divina" dos mortais!!! kkkkk
    ONDE ESTÁ DEUS NISSO????????????????????
    Feliz o Rei Davi que viveu longe de vocês e teve a mão de Deus lhe disciplinando, amando, levantando e prosseguiu no cumprimento dos desígnios do Senhor.
    Posso falar de carteirinha, com propriedade e conhecimento: O Pr. Daniel é um homem desprendido de vaidades e coisas materiais. Quem escreveu sobre a dor de cotovelo pela perda do patrimônio físico nunca tomou um copo de água sequer, ao lado do Pr. Daniel, para ser tão incoerente e distante da realidade. Esse é, de fato, um homem convicto de sua vocação e chamado ministerial, ao qual se lança por inteiro a cada dia!
    É uma pena que os amargurados e infelizes se mordam com a felicidade e com as bênçãos que Deus derrama continuamente sobre a vida do Pr. Daniel, sua esposa, filhos, netos e da Marli, mãe de seus filhos.
    Que família abençoada!!!
    Parafraseando minha avó Noeme: procurem uma trouxa de roupa bem suja para lavar e ocupem suas mentes, afinal, mente vazia é oficina de quem??? kkkkkkkkkkkkkkk
    Grande abraço aos que se manifestam amorosamente. Aos covardes anônimos, ignorem-me, please! À vcs, o meu desprezo.

    ResponderExcluir
  16. Inicialmente, quero registrar meu profundo carinho, respeito e gratidão ao pastor Daniel, por meio do qual, após uma pregação em um domingo, mês de fevereiro, 1997, pude entender a mensagem da cruz e da liberdade da vida em Cristo.

    Bom, limito-me apenas a comentar duas expressões que chamaram a minha atenção no texto do pastor Daniel: Sistemas religiosos e Ninho religioso.

    Do primeiro (sistema), lamento as intransigências e inconsciências; arrependo-me por ter marchado por mais de uma hora num congresso de células em Manaus, repetindo um mantra, ao invés de confraternizar com meus queridos irmãos em Cristo à beira daquela piscina no hotel Tropical (seria verdadeiramente denso e edificante!); arrependo-me por algumas regras e limites impostos a adolescentes enquanto líder (foram 5 anos a frente de um ministério) sem a marca da consciência e da liberdade de fazermos nossas escolhas; de preterir constantemente minha família para cumprir programas, estratégias e alvos (almas, almas, almas!); do SISTEMA, tenho preguiça das barganhas, dos jejuns forçados, da lei no lugar da graça, e da graça (já sem graça) não ter lugar; dele ainda (do SISTEMA), lamento por, tantas vezes, ter feito parte do SISTEMA.

    Ah, NINHO! Mas, do ninho... amor, respeito e aconchego! Consciência de quem verdadeiramente somos: escandalosamente PECADORES, mas amorosamente RESGATADOS!!! Sob a GRAÇA de Cristo e não sob o jugo do diabo, ou de quem esteja a seu serviço, ou pensa estar a serviço de Deus.
    Do NINHO religioso tenho saudade e gosto dos encontros informais, em qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer roupa... Das serenatas para qualquer pessoa, de vestir de Papai Noel e visitar queridos de madrugada... De orações que acabam em conversas e conversas que terminam em oração (afinal, são conversas!)... Tenho gratidão ter muitos afilhados e das amizades feitas (diga-se de passagem, Suzana Leite Fonseca, despojada e sensível, amorosa e dedicada. Sou privilegiada por ser sua amiga!)

    Um forte abraço a todos! Em Cristo, em quem SOMENTE a graça nos basta!

    Daniela Amoglia

    ResponderExcluir
  17. “QUANDO NOS TRANCAMOS NA TRISTEZA... NEM NÓS MESMOS NOS SUPORTAMOS... FICAMOS HORRÍVEIS... O MAU HUMOR VAI COMENDO NOSSO FÍGADO... ATÉ A BOCA FICA AMARGA.”
    (trecho da poesia Faxina da Alma de Carlos Drummond de Andrade)

    É triste confirmarmos a cada dia as mazelas religiosas que envolvem um sistema necrosado, fétido, putrefato.

    Expressar o que pensamos é legítimo, é constitucional, mas respeitar a dignidade humana, também.

    Aos anônimos resta o meu desprezo à covardia de lançar palavras levianas e impiedosas se escondendo atrás do manto da democracia irresponsável. Nada a responder ou a considerar.

    Aos que se identificaram, mas de maneira análoga agiram como os sepulcros caiados supracitados, resta a minha tristeza em vê-los tão presos na cínica teia institucional, no qual não percebem o mal que fazem a si, aos seus e àqueles que não conhecendo o suficiente para evocar o direito de tecer algum comentário relevante e/ou edificador, o fazem.

    Na contramão de tudo aquilo que o nosso mestre, Jesus Cristo, vivenciou, ensinou e nos deixou como legado, os homens de belial continuam se manifestando, agora empunhando a tecnologia, a internet.

    Aos caros e queridos caminhantes de Fora do Arraial, que com uma Fé Consciente ousam navegar no sentido contrário ao esgoto religioso que por aí é lançado, compartilho um outro trecho da poesia Convite, de Vicente Haroaldo, declamada, em nossa belíssima cerimônia matrimonial, pela mulher que Deus separou e me uniu, a minha Lindinha, Suzana:

    “... Venha, vamos, partamos...Esqueçamos essa gente amarga e sua vã filosofia.
    Os homens ruins, isto é aqueles que profissionalizaram tudo, Inclusive o amor...”

    ResponderExcluir
  18. Aos “problemáticos”, “fora da casinha”, a esse “amontuado de pessoas”, o meu fraterno, solidário e e carinhoso abraço!

    Vocês me lembram “os miseráveis”, descritos por Victor Hugo, gente que com todas as suas imperfeições é alcançada pela compreensão do amor incondicional.
    Lembro ainda as palavras de Brennan Manning, ao declarar que “O evangelho da graça continua a escandalizar”.
    Bem, mesmo distante me sinto parte desse “amontuado”. Logo mais pretendo estar com vocês para abraçar, refletir, amar, ser amado, saciar a alma de Deus, compreender e ser compreendido sem desconstruir ninguém, compartilhar experiências, que são muitas.
    Por fim, deixo para reflexão o primeiro texto que me veio ao coração em todo esse contexto:

    Sobre tempo e jabuticaba
    (autor desconhecido)

    Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.

    Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

    Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

    Já não tenho tempo para projetos megalômanos. Já não tenho tempo para conversas intermináveis para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas.

    Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

    Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado de Deus.

    Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.

    O essencial faz a vida valer a pena !

    Basta o essencial!'.

    Eliseu S. L. Fonseca
    Janaúba - MG

    ResponderExcluir
  19. DILLY SCOLARI 16 de Dezembro de 201216 de dezembro de 2012 às 05:23

    BOM DIA QUERIDO PASTOR DANIEL! Depois dessa agitação toda no blog, é bom saber o quanto estamos maduros para separar o joio do trigo. Estas coisas sempre servem para amadurecermos mais. Já nos falamos por telefone, portanto gostaria apenas de completar e dizer o quanto tem sido importante em minha vida, espiritual e até emocional. O quanto tem sido usado para me ensinar a me contatar com JC. Estou cada dia mais íntima de Deus. O senhor é um exemplo de homem verdadeiramente vocacionado ao pastoreio, não tenha dúvida disso. Cada dia vejo mais lucidez em você. Quando a gente estuda a Bíblia, aprende o Evangelho, compreende os ensinamentos de Cristo e os pratica, a vida fica leve, feliz, bem humorada. Na verdade, a gente fica em paz, sabe? Aquela paz, que excede todo o entendimento. E é isto que tenho experimentado em minha vida, nestes últimos 5 anos, convivendo com o Pastor e sua família, e os demais irmãos deste Corpo, desta Comunidade Fé Consciente, tão calorosa, amorosa e acolhedora.
    Na caminhada pela fé, enxergo como na escola. Vamos “fazendo” provas, tirando notas maiores ou menores e continuamos caminhando e nos graduando, pós graduando, etc. Acredito que nesta semana, a Comunidade Fé Consciente se fortaleceu e foi aprovada pela “banca”.
    Abraço a você amado Pastor/amigo Daniel, e até mais tarde. Saudades de vocês amigos/irmãos conscientes na fé em Cristo.
    DILLY SCOLARI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa paz mencionada por você Dilly, eu também sinto, estou buscando trocar o meu julgo pelo o de Cristo, que e leve e gostoso de carregar, uma Fe consciente que anda todo o dia dando razão a Deus, ora em oração falada, ora em pensamento ou ora em um suspiro gostoso de alivio daquele que crer realmente que tudo esta pago na Cruz.

      Nao condeno os comentaristas legalistas e que estão sob o julgo da religião, realmente para estes o fardo e pesado, a vida e amarga e sem graça... Sao parecidos com aqueles do tempo de Jesus que certa vez foram advertidos pelo mestre no capítulo 11 versículo 16 em diante (parafraseando)... Com o que devo comparar essa geração? Já sei, vocês sao como meninos mimados e cheios de vontade que nao sabem o que realmente querem, vem Joao Batista que era "certinho", nao bebia e nem comia com pecadores, ficava recluso nos jejuns e orações, mas vocês nao deram credito, agora chega o filho do homem que come e bebe vinho, se diverti, e amigo e gosta de sorrir e brincar com pessoas simples e alegres, porém vocês o define como comilão e beberrao, gandaiero e irresponsável... Desculpe talvez pela irreverência ao parafrasear essa passagem, mas se você refletir e exatamente isso que ela quer dizer.

      Um abraço pra você e para sua familia.

      Excluir
  20. Meu nome é Daniel Amoglia, recebi um convite para participar do blog Fé Consciente. Acho muita interessante as estratégias/ferramentas que Deus nos dá para evangelização. Gostaria de parabenizar o Pastor Daniel pela iniciativa. Congrego na Igreja Batista Seara, uma Igreja em Células, onde Deus tem transformado várias vidas. O nosso Pastor sempre nos ensinou que não devemos criticar/julgar a autoridade de um pastor, pois o mesmo é um ungido do Senhor, lembrando Davi não tocou em Saul. Sendo assim, irmãos, penso que deveríamos ser mais unidos em busca de um proposito: saquear o inferno e povoar o céu, trabalhando para o Reino de Deus, ou seja, praticar o IDE, ao invés de ficar falando mal de qualquer pastor, igreja ou modelo. Deus abençoe a vida do Pastor Daniel e sua família, que estão há anos a serviço do reino de Deus.

    Sem mais,

    Daniel Amoglia.

    ResponderExcluir