Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Papo Fé Consciente - Quarta-feira(30.07.2013)

                                                      Minha avaliação

Eu, pessoalmente, estava precisando de um papo, como o de ontem. Cheguei com as minhas ansiedades e incertezas e saí com a alma apaziguada pela renovação da certeza de que “este é o caminho – andai por ele”.

O vídeo, com as falas do Papa Francisco, foi enriquecedor, creio que para todos. Que estranho! Um grupo de cristãos “protestantes” ouvindo e aprendendo, numa noite de quarta-feira, com o papa. Aprendendo e sendo notoriamente edificados. 


Acostumados ao velho estilo “sua santidade, o Papa”, “o poderoso bispo de Roma”, “representante de Cristo na terra”, infalível, etc.etc., nos deparamos, estupefatos, com uma figura simples, modesta, que se declara gente como nós, que defende um estilo de vida conforme a simplicidade do Evangelho, que responde de maneira singela e com transparência a todas as perguntas que lhe são feitas, que se mostra sensível ao sofrimento de crianças famintas, de velhos relegados ao desprezo e abandono e que parece dar pouca importância ao dinheiro. Realmente eu, um batista histórico e outrora arraigado, nunca poderia me imaginar nesse tipo de experiência. 

Quanto a nós, enquanto comunidade, as colocações feitas por todos, em especial as do Humberto, do André(da Cibele), do Rogério, do Charles, fizeram a minha alma sossegar. Ficou-me bem claro: a velha matriz religiosa, ativista e cobradora de resultados imediatos, persiste em pressionar e mostrar suas garras. 


Precisamos, sim, cultivar um estilo de vida que naturalmente frutifique. Mas uma maneira de ser e não um conjunto de ações ou iniciativas humanas, mesmo que em nome de Deus, para satisfazer às nossas cobranças interiores e responder às expectativas daqueles que nos cercam .

Voltei para o Vale da Serra de Igarapé com a alma pacificada e pude dormir “calmo, sereno e tranqüilo” 


Graças a Deus!


Dnl

Nenhum comentário:

Postar um comentário